sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sinopse da avaliação

27ª GERED/Gestar II/2009 – Língua Portuguesa


O Programa de Formação Continuada possibilitou a inovação na prática docente, motivando os/as estudantes a participarem com entusiasmo e dedicação.
As atividades foram selecionadas, na maioria das vezes, pelo interesse dos/as estudantes, faixa etária e também, referentes aos conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula. Os TPs 3 e 6 foram utilizados com mais frequência, pois houve momentos que se retomavam alguns assuntos, como os gêneros textuais, sequências tipológicas, argumentação e reescrita de textos.
Os maiores problemas encontrados na produção dos/as alunos/as foram sobre concordância, regência e ortografia, constatando evolução neste processo de aprendizagem, através de atividades sistematizadas.
Nas estratégias de leitura, a dramatização conquistou muitos estudantes. Percebeu-se a importância do planejamento, principalmente, na organização das apresentações. E também, a contação de histórias proporcionou um excelente envolvimento com a leitura.
As atividades como as biografias, fábulas e sequências tipológicas (TP3), a escrita e seu desenvolvimento comunicativo, cartões (TP4), cadeias coesivas (TP5), textos publicitários, revisão e edição (TP6), dicionário dos/as jovens, a intertextualidade (TP1), arte e cotidiano, linguagem figurada, HQs (TP2), entre outras, foram oportunidades para discussões e trocas de experiências.
Vencer desafios em relação ao tempo para administrar os trabalhos foi um tanto angustiante, porém não desestimulador porque na medida do possível, todos/as estivemos envolvidas/os para obtermos os resultados gratificantes que conquistamos.
Os temas que mais promoveram a participação nas reflexões sobre Ampliando Nossas Referências foram os gêneros textuais: definição e funcionalidade (TP3), por que o/a aluno/a não lê? (TP4), coesão e coerência textual (TP5), auxiliando o/a estudante a editar (TP6), as questões ligadas ao ensino da gramática (TP2) e variação linguística: variantes em grau de formalismo (TP1).
E também, em relação ao ensino da língua, nos dias de hoje, é preciso inseri-lo no cotidiano, voltado para a realidade cultural e geográfica de cada um/uma. Sendo que, o planejamento é a garantia no sucesso do trabalho docente, através da elaboração de critérios, conteúdos e estratégias. Pois quem planeja domina as atividades propostas, sabe aonde quer chegar e quais os meios necessários para alcançar os seus objetivos.


Cursistas e projetos:

• nº de cursistas = 15

• total de alunos/as atendidos/as = 3 244 estudantes

• + formadora, 198 estudantes = 3 442 estudantes atendidos/as


1. Ana Cristina Wolff de Souza (Ceja – Lages)

Projeto: A interpretação sob um novo olhar

53 estudantes


2. Aurora Silva de Melo (EEB. Cel. Pinto Sombra)

Projeto: Prevenção às drogas na adolescência

710 estudantes


3. Carolina Daniel Goulart (EEB. Mauro Gonçalves Farias)

Projeto: Projeto de leitura

350 estudantes


4. Cassia Maria Correa de Oliveira (EEB. Mauro Gonçalves Farias)

Pré-projeto: A intertextualidade nas diferentes linguagens

110 estudantes


5. Daiane de F. O. L. do Vale (EEB. Godolfin Nunes de Sousa)

Projeto: Leitura, compreensão e produção textual

157 estudantes


Estéfani Zenfe (EEB. Mauro Gonçalves Farias)

DESISTENTE


6. Edna Santos Vargas  (EEB. Godolfin Nunes de Sousa)

Projeto: A leitura como requisito básico para a produção

150 estudantes


7. Michele Maciel  (EEB. Cora Batalha da Silveira)

Projeto: Estudo do Hino Nacional Brasileiro

44 estudantes


8. Mônica R. Ribeiro Lins de Souza (EEB.Rubens de Arruda Ramos)

Projeto: Projeto de leitura

360 estudantes


9. Salete Gomes Coelho (EEB. Nossa Senhora do Rosário)

Projeto: Tipos de gêneros textuais em sala de aula

350 estudantes


10. Sandra Regina Cevei (EEB. Nossa Senhora do Rosário)

Projeto: A leitura como requisito básico para a produção

60 estudantes


11. Sônia M. Schuvartz (EEB. Godolfin N. de Sousa)

Projeto: Variedade linguística x preconceito social

150 estudantes


12. Soraya L. M. Machiavelli (EEB. Aristiliano Ramos)

Projeto: Comunicação virtual, um futuro no presente

450 estudantes


13. Susana A. Detoffol  (EEB. Melvin Jones)

Projeto: Lages: 243 anos de História para contar e cantar

60 estudantes


14. Valquiria Correa de Moraes Alves de Oliveira (EEB. Mauro Gonçalves Farias)

Pré-projeto: A intertextualidade nas diferentes linguagens

240 estudantes


15. Vera Lúcia B. Furtado  (EEB. Aristiliano Ramo)

Projeto: Comunicação virtual, um futuro no presente

350 estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário