sábado, 5 de dezembro de 2009

Avaliação: Aspectos relevantes

Diante de uma caminhada repleta de possibilidades referentes ao conjunto de propostas do Gestar II/LP, é o momento para repensarmos sobre as ações pedagógicas que garantiram o sucesso no desenvolvimento das atividades.
“Avaliar significa emitir um juízo de valor sobre a realidade que se questiona, seja a propósito das exigências de uma ação que se projetou realizar sobre ela, seja a propósito das suas consequências. Portanto, a atividade de avaliação exige critérios claros que orientem a leitura dos aspectos a serem avaliados.”
(Parâmetros Curriculares Nacionais, p.86)

Alguns questionamentos abordados na avaliação:

- Como foram selecionadas as atividades realizadas com os/as alunos/as?
- Quais os critérios para seleção dos temas a serem abordados nas aulas?
- Ao aplicar as atividades, quais as dificuldades encontradas?
- Ao corrigir os trabalhos da turma, quais foram os maiores problemas na produção dos/as alunos/as? Houve reestruturação ou reescritura?
- Nesse processo houve algum crescimento do texto do/a aluno/a?
- De que forma as teorias estudadas auxiliaram na preparação das aulas?
- Quais os “avançandos na prática” mais utilizados?
- Com relação ao Ampliando Nossas Referências, quais os temas que mais provocaram dificuldades?

Considerações importantes nas reflexões sobre a avaliação...
“No ensino da língua, interagir com a realidade do/a aluno/a, de forma que a leitura faça parte de seu
cotidiano, motiva e facilita a aprendizagem.” (Susana A. Detoffol)
“Com o Gestar II, houve uma nova forma de ensinar, desvinculando o tradicional para uma visão mais ampla dos conceitos.” (Soraya M. Machiavelli)
“As aulas foram mais prazerosas e inovadoras.” (Cassia Mª C. de Oliveira)
“Nos textos houve problemas de pontuação, ortografia, coesão e coerência, mas com certeza, através da reestruturação e reescritura, houve crescimento.” (Vera L. B. Furtado)
“Incentivei a leitura, levando vários livros para os/as alunos/as lerem e observarem os/as autores/as, bibliografias, entre outros assuntos direcionados.” (Salete G. Coelho)
“Gostei e trabalhei mais com as propostas dos TPs 6, 1 e 2.” (Valquiria C. de Moraes A. de Oliveira)
“As teorias estudadas deixaram as aulas práticas mais divertidas, ampliando e complementando meus conhecimentos.” (Mônica R.R.L. de Souza)
“As atividades foram selecionadas de acordo com o planejamento anual. Desta forma, os conteúdos programados foram trabalhados de maneira mais atrativa.” (Sonia Mª Schuvartz)
“Não encontrei dificuldades, pois na maioria das atividades os/as alunos/as demonstraram interesse ao desenvolvê-las. Talvez, a única, foi com relação ao xerox...” (Edna S. Vargas)
“Os/as alunos/as desenvolveram de forma bastante positiva as atividades, construindo assim seu próprio saber.” (Sandra R. Cevei)

O tempo é um fio
            Henriqueta Lisboa

O tempo é um fio
bastante frágil.
Um fio fino
que à toa escapa.

O tempo é um fio.
Tecei! Tecei!
Rendas de bilro
com gentileza.
com mais empenho
Franças espessas.
Malhas e redes
com mais astúcia.

O tempo é um fio
que vale muito.

Franças espessas
carregam frutos.
Malhas e redes
apanham peixes.

O tempo é um fio
por entre os dedos.
Escapa o fio,
perdeu-se o tempo.

Lá vai o tempo
como um farrapo
jogado à toa!

Mas ainda é tempo!

Soltai os potros
aos quatro ventos,
mandai os servos
de um polo a outro,
vencei escarpas,
dormi nas moitas,
voltai com o tempo
que já se foi!...

“As coisas que queremos e parecem impossíveis
só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica.”
                                               Mahatma Gandhi

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